sexta-feira, 9 de setembro de 2011
Inventam uma bicicleta com tecnologia inspirada em Fórmula 1
‘The Copenhagen Wheel’ nome dado por seus inventores é equipada com conexão Bluetooth e suporte para o iPhone.Foi inventado Instituto tecnológico de Massachusetts.
Cientistas do Institute of Technology de Massachusetts (MIT) inventaram uma bicicleta capaz de se mover sozinha, aproveitando o excesso de energia cinética que sobra em suas rodas. A Roda de Copenhagen, como seus desenhistas a batizaram, está equipada com conexão Bluetooth e suporte para iPhone. Os responsáveis por este projeto descreveram sua invenção como a bicicleta 2,0 e noticiado no 20minutos.es:
A Roda Copenhague é capaz de armazenar energia cada vez que o ciclista usa o freio e, em seguida, usar essa energia proporcionando impulso para ir para cima ou adicionando uma “explosão de velocidade” em situações de tráfego pesado.
Esta roda não só aumenta a potência utilizando a tecnologia inspirada na Fórmula Um, mas também pode manter o controle de velocidade e a cadência das pedaladas.
“A roda usa tecnologia semelhante à do KERS (Kinetic Energy Recovery System), que mudou radicalmente o mundo da Fórmula Um nos últimos dois anos. Quando freia, sua energia cinética é recuperada por um motor elétrico e é armazenada em baterias dentro da roda, de modo que você pode usar novamente quando for necessário”, disse o diretor Senseable City Lab do MIT, o professor Carlo Ratti.
“Em certo sentido, a bicicleta funciona da forma como faz uma pessoa andando”, disse Ratti. “Ao pedalar para frente o motor faz por si o mesmo movimento que seu par e ao mandamos o pedal para traz para frear, o motor começa a regeneração de energia elétrica, com a redução da velocidade.”
“A primeira coisa que queremos fazer com The Copenhagen Wheel é ampliar o leque de pessoas que podem percorrer uma distância determinada, tornando a experiência de condução mais suave, até o ponto que subir ladeiras em colinas não seja obstáculo”, disse a prefeita de Copenhague, Ritt Bjerregaard.
“O grande objetivo de nossa cidade é que 50% dos cidadãos usem a bicicleta quando forem trabalhar ou para os centros de estudo todos os dias. Portanto, para nós, este projeto é parte da resposta a pergunta como podemos tornar o uso da bicicleta mais atraente“, disse Bjerregaard.
Bike 2,0
Usando uma série de sensores e de uma ligação Bluetooth para o iPhone, que pode ser montado no guidão, a roda pode controlar a velocidade da bicicleta, a direção e a distância percorrida, e também recolher dados sobre a poluição do ar e até mesmo a proximidade de amigos próximos que utilizam o mesmo sistema.
Por Jackson Rubem
Fonte: site O brasileirinho.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)